Mostrando postagens com marcador poesia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador poesia. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 22 de outubro de 2018
Olhar de poesia
Eu queria poder lhe dar um olhar de poesia. Eu queria, mas não posso, nem me atrevo. Seria responsabilidade demais. Pois se você não vê, ainda não é hora de despertar.
Por enquanto, sorria no sonho.
Joakim Antonio
(consciente de que tudo que você toca muda)
Imagem: Iren's sweet dreams
By Aleksie
terça-feira, 9 de janeiro de 2018
Exagerado
Exagerado ele era.
Olhava o antes, mas já falava em depois. Conversava com botões em flor, como fossem buquês. Agradecia o passar da chuva, ao sentir o cheiro dela. Saudava o sol, no primeiro lampejo e cortejava a lua, antes do céu escurecer. Tinha o costume de exaltar potenciais, que ninguém ainda via. E plantar em ouvidos, sementes que já estavam lá.
Exagerado ele era e não desmentia. Declamava com o Tempo e confirmava com a Poesia.
domingo, 7 de janeiro de 2018
Liter Litteratus - Dia do Leitor
Liter litteratus, era uma casa de cultura, cheias de livros novos e raros, repletos de belas criaturas. Das páginas daqueles livros saltavam pequenas musas, que contaminavam a todos com ideias bem malucas. Uma hora éramos bicho encantado e outras voávamos até a lua, todo sonho era possível nas páginas daqueles livros. Cada pequena musa era filha de um diferente autor, cada paisagem era mais linda do que ele próprio imaginou. Dependia de quem lia, da criança ou do adulto, do jovem ou do senhor, cada página ganhava vida na mente do leitor.
As letras dançavam contentes, podia-se ouvir a canção, era um grande coro lindo de diversos corações. Batendo forte de alegria e de tristeza também, dependendo o que vivia o personagem de alguém. Mas no final do dia, os livros voltavam para prateleira e descansavam à noite para uma nova brincadeira. E as musas, filhas ou heroínas, dormiam sempre contentes, por fazer brilhar de novo o olhar de toda gente.
E todo dia, elas acordavam esperando uma nova pessoa, para junto delas, acordada sonhar.
Joakim Antonio
Dia 07 de janeiro é comemorado o dia do leitor.
Imagem: Creatures of literature by Trixis
segunda-feira, 21 de agosto de 2017
Transpassando
Poesia
Transpassa qualquer compartimento e por não ter, em sua essência, nada que lhe tolha a forma. Se achega, se amolda, transforma.
Joakim Antonio
Imagem: Azzurro by ValentinaWhite
Marcadores: autor, joakim, prosa, poesia, reflexão
amoldar,
essência,
forma,
passar,
poesia,
transformar,
transpassar
sábado, 29 de julho de 2017
Poesia viva
Se soubesse, pulava e caía leve, feito bailarino. Mas aí não transpassaria o espaço, não faria do tempo, menos cansaço. Poetas são peso de papéis, seguram poemas na boca, andando por linhas de fel e céu. Tentando passar incólumes, por entre paus e pedras, que eles mesmos se cercaram. A maioria diz, que isso não interessa a ninguém. Mas eu gosto de ver a poesia respirando, enquanto dorme e pensar, está viva e passa bem.
Amém!
Joakim Antonio
Photo by Morgana "zuccheronero"
Model: Giorgia
sexta-feira, 28 de julho de 2017
Aprontando
Saio piando
quebrando cascas
Ando capengando
acumulando penas
Caio chorando
crescendo asas
Mas não engano
sou isto
Quando pronto
sei voar
Joakim Antonio
Imagem by Lorelyne
France
quarta-feira, 15 de março de 2017
Desconcertos de Poesia de Março - Hoje
JOAKIM Antonio
Desconcertos de Poesia de Março
-
Diziam que viraria purpurina,
desacreditavam e torciam narizes,
por cantar aos quatro ventos,
que seu mundo era mágico.
Sempre retrucava dizendo,
que um dia ainda voaria
para ver o pôr-do-sol,
e achavam muito estranho.
Lhe negaram empregos,
escorraçaram de casa,
revelaram segredos
e queimaram sua tralhas.
Tentou viver escondido,
realidade da noite,
terno azul da tarde,
personagem do dia.
Melhorou a vida
dele e da família,
mas infelizmente,
continuava proibido.
Taxado, humilhado,
foi atocaiado e pego,
voltando para casa,
completamente nu.
Uma semana depois,
com o rosto desfigurado,
olhou no espelho e disse:
Adeus Alice, e pairou no ar.
Joakim Antonio
A poesia vem de dentro
meia verdade
ela está lá fora
na beleza da favela
na monstruosidade da cidade
presente na água límpida
das torneiras
no rio seco e sujo
nosso leito
que nos permeia
sinto-a no olhar
terno do asilo
procuro-a e não encontro
no sorriso do vizinho
fugidia e bela
leio-a nas rugas
das lavadeiras
busco resquícios
em peles de seda
brilha e ofusca
onde menos esperam
esconde-se e chora
onde mais a quero
Poderia o mundo
viver sem poesia?
É possível
mas haveria apenas
tristeza
como estivesse a ver
um palhaço
que nunca ri
Joakim Antonio
-
Dia 15 de março, quarta-feira, 19:30 hs.
DESCONCERTOS DE POESIA NO PATUSCADA.
Com Jeanne Callegari, Davi Kinski, Manoel Herzog, Paula Valéria de Andrade, Joakim Antônio, Paulo Miranda, Iago Passos.
PATUSCADA - Livraria, Bar & Café
Rua Luis Murat, 40
https://www.facebook.com/events/1379762835407260/?notif_t=plan_user_associated¬if_id=1487616985885110 — com Joaquim Antonio.
Marcadores: autor, joakim, prosa, poesia, reflexão
Bar,
Claudinei Vieira,
desconcertos,
março,
patuscada,
poesia,
poético,
sarau
terça-feira, 7 de março de 2017
Desconcertos de Março
JOAKIM ANTÔNIO nos Desconcertos de Março!
Busco a imperfeição do verso
o errado nunca o certo
o choque das palavras
o errado nunca o certo
o choque das palavras
ao tocar a água
Pequenas ondas
em crescendo
tsunami
destruidoras de ideias
Que no refluxo
levam embora
cascas mortas
de palavras escritas
Então maculo o papel
que em branco
gritaria muito mais
Joakim Antonio
-
Poema te trago
lhe traço no espaço
como algo maior
lhe traço no espaço
como algo maior
Poema lhe trago
em fumaça espalho
sem nenhuma dó
Poema em trago
que tomo apressado
num gole só
Poema que trago
me sentindo tomado
como algo menor
Joakim Antonio
-
A alma vive, o dilema da poesia:
ser toda dela, ou dividir-se,
entre ela e o vil metal.
Ser nele acompanhante,
ou nela marginal.
Entre eles, ser amante,
num ménage canibal.
Joakim Antonio
-
ela traça o plano
aparece travestida de som, sentimento, toque, sem que ninguém a evoque, presente um milésimo de segundo antes de sequer pensarmos em tê-la, ou melhor, cortejá-la para que nos tome e sopre em nossos ouvidos, seus antigos e sedutores segredos, transformando o nada em tudo.
presente no primeiro gemido, no gozo, em gestos de irreverência, nas falas, música e letras de protesto, na batida calma do coração a meditar, nos dedos vibrantes na guitarra e na primeira fala ritmada, quando do nascimento de rappers, repentistas, artistas e demais filhos que ela adotar.
ela anda, corre, dança, fala, cala, canta, se esconde, se infiltra, se doa, suja, limpa, transparente, come, bebe, respira.
a poesia cresce!
Joakim Antonio
-
Dia 15 de março, quarta-feira, 19:30 hs.
DESCONCERTOS DE POESIA NO PATUSCADA.
Com Jeanne Callegari, Davi Kinski, Manoel Herzog, Paula Valéria de Andrade, Joakim Antônio, Paulo Miranda, Iago Passos.
DESCONCERTOS DE POESIA NO PATUSCADA.
Com Jeanne Callegari, Davi Kinski, Manoel Herzog, Paula Valéria de Andrade, Joakim Antônio, Paulo Miranda, Iago Passos.
PATUSCADA - Livraria, Bar & Café
Rua Luis Murat, 40
sábado, 18 de fevereiro de 2017
Explicitando
Poema tem classificação
Poesia não
Poema é pedreiro explícito
"Minha Deusa, isso aí é tudo seu?"
Poesia é tu declamando
"Não, é teu!"
Joakim Antonio
Photo by josemanchado
sábado, 4 de fevereiro de 2017
Frase Já curtiu? Não conhece, nunca viu? Então um aviso
![]() |
A poesia chega desafiando tempo e espaço, trazendo num traço, sanidades possíveis.
Joakim Antonio
Já curtiu? Não conhece, nunca viu? Então um aviso: Só vá se não tiver medo De sorrir ao ler um texto E de repente. Se ver Retratado ali!
Clique e conheça a página:
Facebook - Poeta Joakim Antonio
Marcadores: autor, joakim, prosa, poesia, reflexão
conto,
crônica,
escritor,
facebook,
frases,
joakim antonio,
literatura,
página,
poesia,
poeta
segunda-feira, 23 de janeiro de 2017
Quase um pesadelo - Locução
Era quase um pesadelo
o ar tinha algo do seu cheiro
e no filme da madrugada
a voz do bruto canalha
soava no mesmíssimo tom
Seus dedos desapareceram
e até seus fios de cabelo
traíam seus sentimentos
trazendo toques diferentes
de uma outra querida mão
Joakim Antonio
Imagem: Matusciac Alex 01 - Alafoto
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Aceito - Povo da floresta
Subo a montanha tentando esquecer a conversa com o Chefe, ao dizer que ouvi um uivo estrondoso, bem no meio da tempestade.
"O povo do lobo acredita que na pedra mais alta, mora um Lobo-rei. Ele aparece trazendo raios e cada uivo seu é um trovão. Nesse dia, o primeiro a ouvir seu uivo na madrugada deve ir ao seu encontro, pois será testado. No final há um banquete ou sábias palavras. As palavras serão presente e sentença, porque na verdade, ele sempre vem para um julgamento."
Mas como vou saber se passei no teste?
Se não virar banquete..."
Ao chegar no ponto de destino ele já me aguardava, me olhou diretamente nos olhos, no mesmo instante surgiu um raio, me obrigando a piscar. E na eternidade contida no fechar e abrir de pálpebras, ele soou, queimando por dentro:
"Sou espírito
que choca-se contra a pedra e não morre
que existe dentro da rocha
estou no tempo
parado e movendo-se
sou a tua prova
não passe apenas por mim
venha conquiste e renova-te
ultrapasse suas dúvidas
faça parte como filho
seja você também
a própria rocha
não se preocupe com a poeira do tempo
em colocar teu nome na pedra
que em pó se esfarela
nem em colocá-lo na perfeita
mas perecível estrela
no universo
que constantemente se renova
lembra-te que assim como eles
tu nesse momento és
amanhã outro será
e assim
tudo se renova
o mar, o céu, as pessoas
a vida cor de rosa
e até a vida suja
serão limpas
e o réu torna-se culpado nessa hora
será que eu preciso ter
ou preciso ser
no coração onde o ponto dói
ali está a raiz da sua resposta
abra e deixe que sangre
permita que o rio jorre
não cobice o perfeito dos outros
a chuva cai para todos
saiba que uma linda flor tem espinhos
e não maldigas
o que aconteça na sua vida
pois se acabassem os espinhos
não haveria mais proteção
você só vê o caule
o broto que o Algo plantou
espera e confie
cuide da tua flor
não murche, não suma
para melhor e mais bonita flor
não existe adubo cheiroso
o perfume delas
vem do estrume que o outro deposita
da água que jogam dentro da ferida
vem da fumaça que a obriga ser forte
da presa que quase lhe leva a morte
tudo tem um porquê
tudo na vida vem para melhorar você
agradeça primeiro estar vivo e não maldigas
a vida é sua
você que deve fazer dela melhor
já foi repetido milhões de vezes
tornado-se algo banal
mas que dessa vez toque você
seja agora
não espere o amanhã
para poder ser"
Pode parecer loucura, mas no caminho de volta, os lobos abriam caminho para eu passar.
Joakim Antonio
Imagem: Elemental by Novawuff
quinta-feira, 17 de novembro de 2016
Frutificando
A poesia cria raízes e quando ela floresce, você tem a sensação que o poema em você se agiganta. Pense no amor mais bonito que existe, pense nele ao infinito, agora pense nele explodindo em palavras, lhe apaixonando pela vida e mostrando a beleza que há em tudo. No peito dos poetas, há multiplicada, essa bela poesia. Aquele olhar, o pequeno gesto, a beleza presente naquele pequeno defeito, pros outros, mas que te deixa pasmo. Quer um exemplo? Aquela marca escondida, na dobra atrás do joelho, é poesia. O pescoço e suas linhas, o cabelo nas mãos, o cheiro do shampoo, aquela dobrinha que ela odeia, mas que você encaixa as mãos na cintura, é poesia. O jeito que ela se curva, a mão nas costas dela ajudando, a mordida, a língua, o gosto salgado, que se torna doce, da sua pele, é poesia. O boca a boca em seus lábios, em cima e embaixo e ela rindo, ao empurrar sua cabeça, para tomar mais ar é pura poesia. As coxas tremendo sem parar e o beijo, com gosto um do outro, é poesia sem igual.
A poesia cria raízes e quando deixamos, ela frutifica.
Joakim Antonio
Imagem: Fruitful by Bellabrooke
domingo, 13 de novembro de 2016
Poesia viva
Queria me espalhar como pólen, via abelhas, me sentir um pouco mel. Mas sou dente-de-leão, cravo no pescoço dos poetas, sou o beijo, o fluir do sangue, pra onde sua imaginação mandar. Mas só viro poema, pra quem souber me conquistar.
Joakim Antonio
Imagem: Dandelion tattoo - Freestock
segunda-feira, 31 de outubro de 2016
Benção
Às vezes a gente faz planos e coloca no papel. Eu tenho um jeito esquisito de fazer, eu falo pro céu. Não aquele céu bonitinho das historinhas da igreja. Eu falo pro ar, eu canto pra terra. Eu sopro as palavras pra irem pros ouvidos certos. Pode ser até esquizofrenia, mas eu falo com a poesia, minha madrinha escondida, minha deusa, minha criadora vinda do infinito. E tudo que eu pedi nunca me foi negado e eu nem sabia que era ela. Mas às vezes parece um teste, daqueles que você se pergunta que lição você não aprendeu. Qual matéria repetiu e o porquê. Não posso reclamar de falta e faz pouco tempo que aprendi, com ela mesma, que eu devia aprender a pedir. Essa semana eu pedi, como ela me ensinou, pronunciando aos quatro cantos do mundo, pedindo pra buscar. Veio como poema, apareceu como amigos, sorrisos, pessoas bonitas por dentro, trouxe algo além do que eu previ. Então nesse momento, só tenho outro pedir.
Poesia, sua benção!
Joakim Antonio
(poeta nas hora vagas, amor nas horas cheias)
Imagem: Feel the rain on your skin by Incredi
sábado, 29 de outubro de 2016
Preenchendo
"Se eu fosse um espaço, eu tomava conta de toda essa sala." Irma Santos
|
Joakim Antonio
Imagem by JoaKim - Frase poética de uma querida amiga, Irma Santos Garcia, para trabalho escolar, ao voltar a estudar. Hoje ela já completou os estudos.
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
Há poesia
Houve poesia
Haverá poesia
Há minha poesia
Também sou
poeta oco
que costura
à revelia
Tricotando
linhas duplas
El maestro
de imperícias
Trajando
couro riscado
de arremate
co’as tripas
Mas por favor
entenda
meu ponto
Sem esconder
em linhas
tod'os nós
Joakim Antonio
Imagem: Sewing
Photographer: Vignesh Moorthy
Canon EOS 5D Mark III
24 mm f/4 1/100 s ISO 200
Photographer: Vignesh Moorthy
Canon EOS 5D Mark III
24 mm f/4 1/100 s ISO 200
terça-feira, 24 de maio de 2016
Quem me fez crescer
Quem me fez crescer, errou tudo no processo. Deixou o fora grande e o dentro gigante. Colocou asas nos pés e estrela nos olhos. E cavocou mais espaço no coração.
Quem me fez crescer, esqueceu de dizer. Que não devia sonhar demais, sorrir demais, amar demais. Nem criar e tampouco buscar, loucos como ele, ousando se divertir.
Quem me fez crescer, sumiu já na maternidade. Fiquei sem saber se havia partido, fora sequestrado, ou apenas se escondido. Se era humano, divino, ou o nada, onde tudo está.
Até o dia que novamente se fez presente, quando alguém olhou através da janela e chamou seu morador de poeta. E ela, tocando meu peito, disse, apontando a porta, "Vai menino, teu lugar agora é lá fora.".
Imagem: Kurumin Urbano (kinzinho)
quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
Sem fôlego
Havia um buraco em sua língua, que nada preenchia.
Até que um dia, uma poesia a sufocou...
Joakim Antonio
Imagem: Perfect kiss by Scarletcharlotte
domingo, 3 de janeiro de 2016
Iniciação
Vem menino, eu sei que hoje é um dia triste, mas sendo sua madrinha eu não posso mentir. Ele não vai mais acordar. Podia aparecer a qualquer momento, mas escolhi esse para ti, pois é justamente um daqueles momentos puros, onde o sentir é máximo e não pode ser disfarçado. Também venho lhe dizer que foi preciso, embora nem eu saiba se acredito mesmo nisso, mas há coisas que nem a mim é permitido desviar.
Escuta menino, feche os olhos e receba minhas palavras sem medo, pois elas serão apenas sentidas, até que chegue o momento de despertar. Na verdade eu nem deveria estar aqui, mas eu sei o quanto este momento irá influenciar tudo mais que virá. Então, mesmo sabendo que demais olhos me reprovarão, eu decidi me manifestar. Assim como você deve saber que nada deve impedi-lo de fazer o mesmo. Pois podem nos reprovar, mas no fundo sabem que não podem nos parar.
Sente menino, veja sem abrir os olhos, escute as palavras do silêncio, toque o éter e viaje sem sair do lugar. Aprenda voar e mesmo com os pés no chão, andar no céu. Saiba que virão mais momentos como este, mas que sempre estarei por perto, às vezes mais do que deseja, mas nunca, por tempo algum o medo do nada lhe assaltará e onde houver um espaço, para outros vazio, você, se sentido em casa, sempre me verá.
Toma menino, sente meu toque em seu rosto, minha marca que mostra a todos os seres, em qualquer lugar, ou não lugar, que és um filho meu. E se respeitarão mutuamente, alguns alegres e outros com um pouco de receio, pois sabem que depois de pronunciada, minhas palavras, agora tuas, correrão os confins para tornar-se realidade. Despertarás sentimentos de amor ou ódio, dependendo do que há no coração de cada um.
Dorme menino, espera teu tempo certo, quando despertarás homem feito. Prepare-se indo desde já onde os outros apenas pensam em chegar. Tuas glórias serão outras, prometo que nunca lhe faltará o essencial e quando novamente minha mão tocar sua face, será um renascimento. Teu início, passando por mim fará todo sentido e tua alma vibrará, ao ouvir novamente teu primeiro e verdadeiro nome. Dorme menino, enquanto eu continuo a velar por ti...
Mas, espera, se eu estarei adormecido, como eu vou saber qual o nome e a palavra certa?
Não se preocupe meu filho, você esquecerá por um tempo, mas despertará na hora certa...
Minha benção, Poeta...
Joakim Antonio
Assinar:
Postagens (Atom)
















