Mostrando postagens com marcador Leitura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Leitura. Mostrar todas as postagens
domingo, 7 de janeiro de 2018
Liter Litteratus - Dia do Leitor
Liter litteratus, era uma casa de cultura, cheias de livros novos e raros, repletos de belas criaturas. Das páginas daqueles livros saltavam pequenas musas, que contaminavam a todos com ideias bem malucas. Uma hora éramos bicho encantado e outras voávamos até a lua, todo sonho era possível nas páginas daqueles livros. Cada pequena musa era filha de um diferente autor, cada paisagem era mais linda do que ele próprio imaginou. Dependia de quem lia, da criança ou do adulto, do jovem ou do senhor, cada página ganhava vida na mente do leitor.
As letras dançavam contentes, podia-se ouvir a canção, era um grande coro lindo de diversos corações. Batendo forte de alegria e de tristeza também, dependendo o que vivia o personagem de alguém. Mas no final do dia, os livros voltavam para prateleira e descansavam à noite para uma nova brincadeira. E as musas, filhas ou heroínas, dormiam sempre contentes, por fazer brilhar de novo o olhar de toda gente.
E todo dia, elas acordavam esperando uma nova pessoa, para junto delas, acordada sonhar.
Joakim Antonio
Dia 07 de janeiro é comemorado o dia do leitor.
Imagem: Creatures of literature by Trixis
quinta-feira, 4 de janeiro de 2018
Primeiras Leituras
Meus livros de infância não pararam em casa, passaram para meus sobrinhos, mas a maioria, foi sendo emprestada mesmo, pois livro parado não cumpre seu papel mágico. Acontece que um deles se escondeu tão bem, que ficou. Aliás, ele continua escondendo-se, tanto é, que só o achei depois que já havia encontrado sua imagem na rede.
O rato do campo e o rato da cidade e mais duas histórias, faz parte da coleção beija-flor, com capa dura, lembrando madeira e ilustrações belíssimas. Lembro que adorava as lições contidas e além disso, minha mãe e irmãs, sempre davam mais exemplos para frisar bem o que as historinhas queriam passar.
Minha irmã, Helena, sempre foi uma grande incentivadora, lembro de algumas situações onde chegou até a ser roubada e mesmo assim, trazia meu livrinho tão esperado do fim de semana. Na época, a Enciclopédia Barsa era um luxo para poucos, não podíamos tê-la, mas tínhamos o que hoje chamaríamos de genérica que, se devia algo comparado a Barsa, nunca soube, pois o mundo inteiro ficava ao alcance de minhas mãos.
Haviam caixas e caixas de livros, pois não caberiam todos na estante, era o tempo da venda porta a porta, dívida feita no cartãozinho. Minha irmã passou anos comprando e eu devorando as palavras de todos esse livros. Agora me lembrei de algo engraçado, todos passavam na rua e me viam lendo, depois os mais velhos falavam para minha mãe, "Cuidado, esse menino está lendo demais, depois já viu.", se eu vi, até hoje não sei.
Analisando minhas primeiras leituras, vejo que fui criado no mundo das palavras, então quando dizia que entrei nele há alguns anos, estava mentindo, pois na verdade, eu retornei.
Joakim Antonio
segunda-feira, 1 de janeiro de 2018
LER - Lendo Escutando e Recontando - Parte IV - Final - Recontar
Se for a primeira vez que você está lendo sobre esse artigo, convido-o a visitar os artigos anteriores: primeira, segunda e terceira parte, antes desse final, que falarei sobre recontar.
“Dá-me a tua mão: Vou agora te contar como entrei no inexpressivo, que sempre foi a minha busca cega e secreta.” Clarice Lispector
A história é viva, a palavra é viva, sempre ouvimos falar sobre isso, mas o que a mantém viva?
Já se perguntou como a história se manteve quando não havia jornais e internet, ou nos lugares onde a verdade foi proibida por certos governantes? Como se aprende algumas das coisas proibidas na China ou se descobre notícias antes de publicadas? E os grandes mestres da antiguidade, alguns pregando livremente, outros ensinando em antigas sociedades secretas. Como as histórias se mantém circulando por séculos?
Num primeiro pensamento diríamos, porque estão devidamente registradas escritas e guardadas, mas pense em quantos livros foram escritos e talvez nem saiam das gavetas dos seus autores.
Uma história contada pode-se dizer nascida, mas sós as recontadas continuam vivas!
É óbvio que gostamos muito de falar, senão o que é sucesso hoje não passaria do primeiro dia, recontamos o filme, a partida de futebol, notícias dos jornais, histórias que escutamos, sejam reais ou imaginárias. O ato de passar uma história à frente, mantendo-a viva, é muito forte e poderoso. Qual de nós não ouviu dizer que uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade, vocês já viram como as fofocas vendem mais que outras notícias?
Acostumamos a falar que contamos histórias, por isso não nos atentamos ao fato de que, na maioria das vezes, estamos recontando a história. Um cantor aprende a música e nos reconta ela cantando, ou melhor, recantando-a lindamente e o que dizermos então dos atores, que nos recontam a história através de suas encenações. Humoristas recontam piadas e se puder, dão uma apimentada e a parte que mais gosto, contadores de histórias recontam para alegrar a criançada.
Para o escritor, recontar é um dos, senão o principal meio usado para escrever. Em um romance, por exemplo, ao criar a história ele visualiza o local, os personagens, imagina roupas, cenários, quem morrerá ou viverá, apaixonar-se-á ou não, suas personalidades como herói ou vilão e depois reconta a história para nós, através das linhas no papel.
Quando lemos uma história que vale a pena ser contada, sabemos que o escritor conseguiu nos passar sua visão interior de um modo que afeta a nossa prazerosamente. Uma visão interior mais abrangente do mundo que nos cerca, vem do ato de ler plenamente, assim como qualquer um pode fazer usando os princípios destacados nessa série de artigos sobre a arte de LER:
Lendo muito e sentindo o texto, absorvendo a essência dele, entendendo o porquê de cada detalhe.
Escutando as palavras do personagem ou do contador da história, sentindo tudo real e além do imaginário.
Recontando a história e acrescentando o seu olhar a ela, seus sentimentos, o que ela lhe passou e ensinou.
Recontar é primeiro passo de uma história viva que dará voltas ao mundo. Reconte seus passos, sua vida, o filme, a piada, enfim, todas as histórias que lhe deram prazer. Mostre aos outros do que você está sendo formado e depois, através de suas próprias histórias, nos mostre quem é você!
Será um prazer lhe conhecer.
Joakim Antonio
Marcadores: autor, joakim, prosa, poesia, reflexão
contação de história,
criação,
escrita,
escutando,
história,
Leitura,
lendo,
ler,
recontando
domingo, 31 de dezembro de 2017
LER - Lendo Escutando e Recontando - Parte III - Escutar
Na primeira parte falei sobre a minha concepção pessoal de ler, na segunda parte falei exclusivamente sobre o ato de ler e hoje falarei sobre a arte de escutar.
"Falar é uma necessidade, escutar é uma arte." Johann Goethe
Você está ouvindo, mas está realmente escutando? Apesar de serem sinônimos, há uma grande diferença entre ouvir e escutar. Quando ouvimos algo, mas estamos dispersos, não retemos a informação e se alguém nos pergunta o que acabamos de ouvir, não sabemos dizer com exatidão. Ao contrário, quando estamos atentos, prestamos atenção nos mínimos detalhes e podemos, dependendo do grau de atenção, dizermos com exatidão pequenas coisas que passaram despercebidas aos outros.
Ou seja, escutar é o ato de ouvir com atenção, ou melhor, é a habilidade de ouvir com atenção e, como qualquer habilidade, pode ser treinada. Podemos e devemos aprender a usar essa habilidade tão essencial em nossas vidas. Escutar vai além de usar apenas a audição, usamos todos os sentidos para ouvirmos melhor e termos uma compreensão completa do que está acontecendo à nossa volta. Já fazemos isso diariamente, mas alguns não se dão conta do quanto são bons em escutar.
Quando sente o cheiro do café fresquinho, acabando de ser coado, você ouviu seu olfato dizer que ele já está pronto para ser tomado.
Quando você está parado e alguém o cutuca, com o dedo no ombro e você vira para o lado, você ouviu seu tato dizendo que está sendo chamado.
Quando você prova algum alimento e cospe-o na mesma hora, ao sentir um sabor desagradável, você ouviu seu paladar dizendo, "Não coma isso, cuidado!".
Quando você vai falar com alguém e se detém, porque vê que ele está com o semblante severo, fechado, você ouviu sua visão lhe dizer que ele não quer ser incomodado.Está vendo como, na verdade, já sabemos escutar? Basta que fiquemos atentos e usemos essa habilidade a nosso favor.
No caso do escritor, poderia dizer que ele consegue usar essa habilidade melhor, justamente por aprimorá-la a cada dia. Você pode notar em seus textos, independente do tipo, que ele é mestre em escutar. Ele ouve o canto dos pássaros, a voz das cachoeiras, o silêncio gostoso depois da chuva e os protestos dessa mesma natureza que teimamos em destruir. O choro mudo do povo diante das mentiras dos governantes e dos absurdos dos nossos semelhantes. Ele escuta, eu, você e seu próprio ser e então passa para o papel, o que a sua visão interior vê.
O escritor domina a arte de escutar com o coração e a alma!
Mas não pense que é um privilégio dele, pois qualquer um pode aprimorar o seu escutar, assim como ele o fez, e qualquer um pode ser um escritor, afinal, todos os dias escrevemos uma nova página no livro da nossa vida.
“Escutar é um raro acontecimento entre seres humanos. Você não pode ouvir a palavra sendo dita por alguém que esteja falando, se estiver preocupado com a sua aparência, em impressionar o outro ou tentando resolver o que vai dizer quando o outro parar de falar, ou mesmo questionando se o que está sendo dito é verdade, relevante ou agradável. Essas questões têm o seu lugar, mas só depois de escutar a palavra como está sendo expressa. Escutar é um ato primitivo de amor, em que a pessoa se dá à palavra de outro, tornando-se acessível e vulnerável àquela palavra.”
William Stringfellow
Ouvir é para todos, escutar é arte!
Joakim Antonio
Marcadores: autor, joakim, prosa, poesia, reflexão
contação de história,
criação,
escrita,
escutando,
história,
Leitura,
lendo,
ler,
recontando
sexta-feira, 29 de dezembro de 2017
LER - Lendo Escutando e Recontando - Parte II - Leitura
Na primeira parte falei sobre a minha concepção pessoal de ler, hoje falarei sobre a parte da leitura em si.
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra … O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo”.
(Paulo Freire – Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura – COLE – Campinas, novembro de 1981)
Nosso mundo particular é formado basicamente na infância, onde nascemos, vivemos e como somos criados. Éramos um livro em branco, começando a criar nossa história, baseados na leitura que fazíamos do mundo à nossa volta.
Se nos foi dada a oportunidade de adentrarmos no mundo da leitura, então ótimo. Mas senão, não temos desculpa, com toda a informação de hoje em dia, para não estarmos lendo. A leitura é um hábito, como tudo em nossa vida, precisamos cultivá-lo. Aos que leem, necessitamos também estimular a leitura. Eu perdi vários livros emprestando-os para amigos, mas será que os perdi realmente? Se eles os tivessem deixado de lado, sim, mas ao conversar sobre a história, saber sua opinião, concordar ou discordar, me surpreender com uma visão diferente, vejo que valeu a pena.
Mas sabe o que vale mais a pena ainda? Ter aberto o diálogo, ver a pessoa que não lia querendo mais, lendo jornais, revistas e, citando o caso de um vizinho, vê-lo respondendo às cruzadas do jornal e ficando feliz em ter aprendido uma nova palavra. Saber que você de certa forma causou aquilo, sim, isso vale a pena.
No caso de um escritor, ler irá afetar sua visão interior muito mais do que ouvir, ele estará atento à forma da escrita, fluidez, pontuação, em fim toda construção da história contada, se você pretende ser um escritor e não faz isso, deveria começar. Seu cérebro irá analisar e armazenar tudo e ao ler um novo texto, você reconhecerá de imediato o estilo do autor.
Se observarem diversos textos, verão que os autores pesquisaram antes de escrever, pode-se notar o quanto eles leram por suas citações, que complementam o texto e levam o leitor a querer ler mais. E assim também, como aconteceu com o autor, mudam a sua visão interior.
No meu caso, usando uma expressão muito dita aqui em casa, desde que eu me lembro por gente, eu leio. De histórias em quadrinhos a livros de autores consagrados, passando por jornais, revistas e livros ilustrados, adorava aqueles livros onde as figuras saltavam para fora da história. Já disse a vocês que adorava Monteiro Lobato? Eu lembro que os livros que lia até as figuras eram em preto e branco, mas para mim eram mais que coloridas. Elas tinham vida!
Lia até no banheiro e minha irmã me passava um sermão, já minha mãe quando eu saía peguntava: biblioteca? Interessante que meu mestre de Taekwondo, ao ouvir alguém dizer que não tinha tempo para ler o livro do teste, falava: sem tempo? Leiam no banheiro.
Há estudos comprovando que crianças e adolescentes, em contato com a internet, estão lendo mais. Se olharmos bem, na internet de anos atrás havia apenas leitura. A internet realmente pode estimular mais, mas esses estudos, geralmente, não levam em consideração o ambiente onde a pessoa é criada. Tudo depende do estímulo que tiveram, independente de se há internet ou não em casa.
Para terminar, cito uma frase de alguém que alguns podem pensar que só daria notebooks aos seus filhos:
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” – Bill Gates.
Então, fica aqui o convite. Vamos ler livros!
Joakim Antonio
Marcadores: autor, joakim, prosa, poesia, reflexão
contação de história,
criação,
escrita,
escutando,
história,
Leitura,
lendo,
ler,
recontando
quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
Magia da leitura
Só quem conhece a magia da leitura pode dizer que sabe realmente ler, porque falar que sabe ler apenas por ter aprendido é como comer apenas para ficar vivo.
Joakim Antonio
Imagem: Boundless by Yuumei
terça-feira, 18 de agosto de 2015
Leitura sexy
Ela lia
Eu sentia
Eu de ouvido
Ela tocada
Ela tão linda
Eu boquiaberto
Eu dedilhava
Ela declamava
Ela convite
Eu chave
Ambos
Poesia
Série de videos mostra mulheres lendo e atingindo orgasmos
A ideia é do fotógrafo Clayton Cubitt mas rapidamente se espalhou, dando origem a algumas réplicas. Hysterical Literature é uma série de vídeos de mulheres lendo textos, com passagens eróticas ou não, ao mesmo tempo que são estimuladas por um vibrador. Atingindo o clímax, elas mostram “o dualismo entre o corpo e a mente”.
O fotógrafo responsável pela ideia diz que a série também pretendeu mostrar o contraste entre cultura e sexualidade, já que o orgasmo feminino ainda é criminalizado em algumas sociedades e religiões.
Imagem: Orgasm by ErytheiaNymphe
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Leitura mágica
Pessoal este post está no Joakim Antonio
Desculpe pela falha técnica
Estou em briga de foice com o Blogger esses dias
sábado, 23 de janeiro de 2010
Olhos Atentos
Exitem mil formas de contar o que se quer
Não exite uma forma certa, correta
Tudo depende de quem conta, quem observa
Repensando foi resolvido o retorno
E se pudesse diria a cada um, olho no olho
Posso enfeitar com versos e então declamar
E também transformar em música, para depois cantar
Remoí e pensei, o que usar, como fazer
No mundo da leitura, o melhor é escrever
Alguns andam visitando e sabem que está voltando
Sorrindo optei pelo quase óbvio, resolvi usar um acróstico
Joakim Antonio
Marcadores: autor, joakim, prosa, poesia, reflexão
atenção,
entrepernas,
Leitura,
musica,
olhos,
pernas,
poema,
repensando,
resolvido,
retorno
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Livros estão Vivos

Vocês podem não saber mas eles vivem
Quando você se interessa por ele em uma prateleira, na mesa de alguém
Ele que chamou
Quando você perde ele no ônibus, trem, avião
Ele quis viajar
Quando vê-lo na mão do seu amigo sem nem ter visto ele pegar
Ele pulou no colo dele
Quando você leva para cama e dorme lendo
Ele cantou pra você
Mas o melhor é quando devolvem ele sem que você soubesse mais onde andava
Não, ele não retornou para casa
Apenas veio matar a saudade, descansar um pouco e partir
Para novas aventuras!
Só quem conhece a magia da leitura pode dizer que sabe realmente ler
Porque falar que sabe ler apenas por ter aprendido é como comer apenas para ficar vivo.
Joakim Antonio
Marcadores: autor, joakim, prosa, poesia, reflexão
joakim antonio,
Leitura,
Livros,
Magia,
poeta
Assinar:
Postagens (Atom)








