sábado, 14 de abril de 2012

Silencio - Dia 8/49


Você consegue ficar 24 horas sem criticar?


Ela o observava em cada passo, enquanto isso pensava, um dia vou ser igual a ele.

- Vou ajudar arrumar tudo hoje pai.
- Cuidado, você é muito desastrada.
- Mas agora estou prestando mais atenção, assim como o senhor.
- Mesmo assim isso aí é muito valioso, melhor não mexer.
- É mesmo, vou fazer um lanche para nós então.
- Cuidado, que você é mestre em se queimar.
- Mas foi quando era criança pai.
- Ah, esqueci, agora você é adulta com doze anos.
- Tá bem, tá bem, vou na padaria comprar pão.
- Vê se dessa vez não traz pão velho de novo.
- Desculpa pai, mas imagina-se que eles vendem pão fresco lá.
- Ai meu Deus, quando você vai aprender, já falei tantas vezes que, que.. Hum? Cadê você?
-...
- Que foi filha, chorando de novo ai no canto? Se você não aguenta uma simples crítica minha, que só faço porque te amo, imagina como vai ser sua vida no mundo lá fora.
- Eu sei pai, é para o meu bem, mas é que ainda não me acostumei, acho que a mamãe me enganava sempre sabe.
- Não fala isso filha, olha que ela está vendo lá de cima.
- É que tudo que eu fazia ela dava um sorriso, mesmo depois de ver o arroz queimado, e para que o senhor não brigasse ela fazia outro e dizia ter sido eu.
- Eu sei filha, não fica assim, ela me contava sabia? Ela dizia que você estava crescendo rápido, e sempre, sempre dizia que amava você mais que tudo nesse mundo, assim como eu.
- É que tem vezes pai, que o senhor nem vê o que fiz e já faz aquele olhar como quem diz, não quero nem ver e, e... Pai? O senhor está chorando? Desculpa, desculpa, eu não queria, é que..
- Shhhh, vem cá, me dá um abraço bem forte, HUMMMM. Eu te amo filha!
- Também te amo papai.
- Você me ajuda arrumar tudo aqui agora?
- Claro.
- Depois vamos sair para tomar uns sorvetes.
- Ebaaa, você é o melhor pai do mundo.

Ele a observava em cada passo, enquanto isso pensava, um dia vou ser igual a ela.

Joakim Antonio


Consideração final:

Muitas vezes criticamos demais quem amamos, nem esperamos ver o que aconteceu, o como, o porquê e já temos uma palavra pronta para criticar. Mas como saber se estamos criticando demais? Observando-se, tentando ver o máximo possível antes de tecermos comentários, acompanhando a solução que a própria pessoa terá, muitas vezes ela nos surpreenderá. O modo mais fácil de notar é tentar passar 24 horas sem criticar ninguém, então veremos o quanto é preocupação e amor, e o quanto já é hábito nosso.

Eu sou perfeccionista, podem pensar que é bom, mas isso tira a paciência de qualquer um. Antigamente o que mais ouvia era, "Você quer que todos sejam iguais a você!" e se pensar bem, era mesmo. Só melhorei quando aprendi cultivar a paciência, mas mesmo assim, não criticar a pessoa não significa aguentar suas atitudes erradas. Se sabemos fazer algo melhor, devemos compartilhar o que aprendemos e não exigir o que queremos. Ah, também não julgue a si mesmo severamente, use o mesmo amor com você!

Hoje é o oitavo dia, e a segunda semana de uma jornada , o assunto de hoje é amor na disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando escrevo minhas idéias tornam-se a pena e minha alma a tinta, por isso quando você lê, você me sente."

Deixe-me saber o que você sente.

Obrigado por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...