terça-feira, 24 de abril de 2012

Convivência - Dia 18/49


A beleza mora na diferença.

Não gosto dela, muito oferecida.
Não gosto dele, pensa que é galã.
Não gosto deles, são preguiçosos.
Não gosto delas, são desleixadas.

Essa gente é assim mesmo.
Sabia, são todos iguais.
Só podia ser ele mesmo.
Ela fala demais.

Que coragem de usar isso.
Que medo de ficar taxada.
Que coragem de falar aquilo.
Que medo de ser associada.

Meu filho nunca fez isso.
Minha filha nunca fará aquilo.
Cuidado com todos eles.
Todos sabem do perigo.

Nem lhe dirigimos a palavra.
Olha só o jeito dele.
Era muita ousadia,
querer ser diferente deles.

Joakim Antonio 


Como é fácil estar com quem é igual a nós, tão fácil e gostoso que nos esquecemos de olhar para quem é diferente, na nossa concepção. Porque, internamente, não somos iguais? Não somos todos da raça humana? Em nosso país o ódio é menos explícito, mas também existe, preconceitos velados contra opções sexuais, cores, gostos diversos, mata-se alguém por torcer por um time diferente. Está faltando tolerância e sobrando indiferença.

Aprendi que os hábitos fazem as pessoas, se você é criado em um meio que não respeita o outro, também não respeitará. Mas aprendi que qualquer um pode mudar seus hábitos, principalmente em casa, onde protegidos das regras morais, podemos tudo, inclusive achar que diferenças são defeitos. Acho que ninguém iria gostar de viver em um mundo de clones seus. Padronização existe para coisas e não pessoas, basta notar que o que chamamos de melhor é sempre o que faz a diferença. Eu não gosto porque é diferente, ou porque se destaca mais do que eu? Vamos parar e pensar, juntos.

Hoje é o dia 18 e a terceira semana de uma jornada, o assunto de hoje é tolerância na compaixão, convivência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando escrevo minhas idéias tornam-se a pena e minha alma a tinta, por isso quando você lê, você me sente."

Deixe-me saber o que você sente.

Obrigado por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...