segunda-feira, 23 de abril de 2012

Empatia - Dia 17/49


Empatia não é apenas sentir, é estar!



Difícil ser além de você
sentir, ouvir, transportar-se

Fácil esquecer, passar ao largo
ouvidos cegos, olhares surdos

Ser amargo

Impossível sentir, coração letárgico
sem entrada para possíveis amigos

Visão sonhada, na outra margem
mas não constrói pontes para passagem

Ser estático

Pessoas rindo, outras chorando
Compartilhando o dia, conforme sentiam

De repente, coração enlouqueceu
batia no ritmo de outra pessoa

Ser amado

Aprendeu gostar, começou descobrir
como saber do outro, sem ao menos ver

Agora, nunca mais separado
chorou, riu, esbravejou, sentiu

Ser humano


Joakim Antonio


Justamente na madrugada de hoje, li um artigo dizendo que a empatia contribui para nossa evolução. Sem ela não conseguiríamos viver em sociedade. Estudos apontam o choro do recém-nascido, em reflexo a outro, como um possível precursor inato da empatia. Outros apontam como dom, não nasceu com ele esqueça, mas não acredito nessa hipótese, se falarmos de dom como, ter mais empatia que, aí sim é mais aceitável.

Analisando hoje em dia, eu vejo que desde criança eu me coloco no lugar dos outros. Passei muito tempo sem entender que o outro não buscava melhoras, era inconcebível para mim que isso acontecesse. Estava faltando colocar-se verdadeiramente no lugar do outro, para então pensar claramente no que você faria no lugar dele. As circunstâncias moldam e mudam qualquer pessoa, e é muito difícil percebermos o que leva alguém a certas atitudes sem conhecermos tudo que ela passou. É fácil censurar apenas por ver e difícil  não apoiarmos após, nós mesmos, tentarmos fazer..

Hoje é o dia 17 e a terceira semana de uma jornada , o assunto de hoje é compaixão na compaixão, empatia.

Imagem: Forever-together-forever by art-o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando escrevo minhas idéias tornam-se a pena e minha alma a tinta, por isso quando você lê, você me sente."

Deixe-me saber o que você sente.

Obrigado por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...