quinta-feira, 19 de abril de 2012

Princípios - Dia 13/49

O Credo do Samurai 
Autor: Um Samurai 

Eu não tenho pais, faço do céu e da terra meus pais.
Eu não tenho casa, faço do mundo minha casa.
Eu não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder divino.
Eu não tenho pretensões, faço da minha disciplina minha pretensão.
Eu não tenho poderes mágicos, faço da personalidade meus poderes mágicos.
Eu não tenho vida ou morte, faço das duas uma, tenho vida e morte.
Eu não tenho visão, faço da luz do trovão a minha visão.
Eu não tenho audição, faço da sensibilidade meus ouvidos.
Eu não tenho língua, faço da prontidão minha língua.
Eu não tenho leis, faço da autodefesa minha lei.
Eu não tenho estratégia, faço do direito de matar e do direito de salvar vidas minha estratégia.
Eu não tenho projetos, faço do apego às oportunidades meus projetos.
Eu não tenho princípios, faço da adaptação a todas as circunstâncias meu princípio.
Eu não tenho táticas, faço da escassez e da abundância minha tática.
Eu não tenho talentos, faço da minha imaginação meu talento.
Eu não tenho amigos, faço da minha mente minha única amiga.
Eu não tenho inimigos, faço do descuido meu inimigo.
Eu não tenho armadura, faço da benevolência minha armadura.
Eu não tenho castelo, faço do caráter meu castelo.
Eu não tenho espada, faço da perseverança minha espada.


Seguir seus princípios é bom, mas cuidado para não achar que são verdades absolutas, no texto acima você pode notar uma frase muito importante: "Eu não tenho princípios, faço da adaptação a todas as circunstâncias meu princípio.", o principal é não ficarmos parados no tempo. O credo do samurai não prega a solidão e desapego a tudo, é muito mais que isso, mas o ideal é que cada um faça sua análise do texto, especialmente de tempos em tempos, para notar como nosso entendimento dele muda, porque na verdade somos nós que mudamos.

Quando comecei no Taekwondo vibrava com o final da aula, quando recitávamos em conjunto seus princípios:  "Cortesia - Integridade - Perseverança - Autocontrole - Espírito indomável". Passei por outras artes marciais, empregos, escolas e hoje em dia percebo que a vida foi pautada por princípios adquiridos há muito tempo, por todos os lugares onde passei.

Joakim Antonio


Hoje é o dia 13 e a segunda semana de uma jornada, o assunto de hoje é compromisso na disciplina, princípios.

Imagem: Samurai-X by Sarjan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Quando escrevo minhas idéias tornam-se a pena e minha alma a tinta, por isso quando você lê, você me sente."

Deixe-me saber o que você sente.

Obrigado por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...