sexta-feira, 12 de março de 2010

L.E.R. – Lendo Escutando e Recontando – Parte II

Texto Publicado no site Prosa em Verso - Coluna Visão Interior


Na primeira parte falei sobre a minha concepção pessoal de ler, hoje falarei sobre a parte da leitura em si.

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra (…) O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo”.
(Paulo Freire – Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura – COLE – Campinas, novembro de 1981)

Nosso mundo particular é formado basicamente na infância, onde nascemos, vivemos e como somos criados. Éramos um livro em branco, onde começamos a criar nossa história baseados na leitura que fazíamos do mundo à nossa volta.

Se nos foi dada a oportunidade de adentrarmos no mundo da leitura, ótimo senão, não temos desculpa com toda a informação de hoje em dia para não estarmos lendo. A leitura é um hábito como tudo na nossa vida, precisamos cultivá-la e aos que leem, precisamos estimular a leitura. Eu perdi vários livros emprestando para amigos, mas será que os perdi realmente? Se eles tivessem deixado de lado sim, mas o conversar sobre a história, saber sua opinião, concordar ou discordar, me surpreender com uma visão diferente, isso sim, valeu a pena.

Mas sabe o que vale mais a pena ainda?....

Leia o restante no Prosa em Verso: CLIQUE AQUI  e descubra uma nova concepção de L.E.R.


Joakim Antonio

8 comentários:

  1. Muito bom amigo, e concordo totalmente com vc.
    Beijos e um otimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, vom do blog de um amigo meu, e lá ele dizia sobre o ato de se ler e se escrever, como que contasse a própria vida, os seus pensamentos e emições, e ainda se lesse depois, numa tentativa de reafirmar o que pensa.
    É mais ou menos isso: ler e escrever é um ato autobiográfico, por mais que não falemos de nós mesmos. Muito bom o seu texto.
    Faz pensar!
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. ler é poder viajar, aprender, acrescer...

    sorte de quem agarra essa oportunidade, porque, de verdade, ela existe para quase todos... basta desejar....

    seus livros não devolvidos devem estar fazendo história por aí....


    beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Concordo, Joakim. Ler nos torna pessoas mais profundas. Ainda mais quando escolhemos obras de grande qualidade, de autores como Machado de Assis, Kafka, Dostoievsky etc. Passamos a ver a vida e o mundo com outros olhos. Olhos mais abertos a tipos de percepção mais ampliados.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá :)
    Agradecida pelo comentário no blog...
    Lindo fim de semana =*

    ResponderExcluir
  6. Oi, Joakin, como já encontrei versos lindos por aqui, vejo que você também poeta, e a minha homenagem de hoje vai para todos os meus amigos poetas, já que se comemora o DIA NACIONAL DA POESIA.

    Beijos e bom domingo pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Oi Joakim,
    Realmente a leitura é um mundo que nos enfeitiça.
    Você não perdeu seus livros, assim como eu também não os perdi.
    Obrigada pela visita!
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  8. passando pra t desejar inspirações mil

    dizer q ainda amo mto seu modo de escrever e

    a cada dia mais

    bjinhus

    Lelli

    ResponderExcluir

"Quando escrevo minhas idéias tornam-se a pena e minha alma a tinta, por isso quando você lê, você me sente."

Deixe-me saber o que você sente.

Obrigado por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...