quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dia de conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


Vocês veem marcas na pele, eu sinto marcas na alma.


No consultório médico.
Entre minha senhora, por favor, sente-se. Muito bem, ouvi dizer que a senhora não quer fazer as plásticas, é verdade?
É sim senhor.
Minha senhora, devo lembrá-la que as plásticas são gratuitas e...
Não importa, minha resposta ainda é não.
Veja bem, é uma oportunidade única, sei que o que aconteceu foi difícil, mas a senhora pode ter a pele melhorada e com isso melhorar sua qualidade de vida. E então, temos um sim?
Não, não, não, não, não, NÃO!
Calma minha senhora, não chore, minha senhora, minha senhora. Enfermeira chame a psicóloga aqui urgente.
Alguns minutos depois.
Desculpe se a deixei triste ou lhe ofendi, não era a minha intenção, mas a senhora pode ver que até a doutora concorda comigo.
Obrigado, mas não.
Posso perguntar o porquê da recusa?
Claro, o senhor está vendo o que aquele canalha me fez, me queimou com cigarro, só porque eu não quis lhe dar dinheiro para comprar cerveja, nunca esperava isso de ninguém, muito menos do meu próprio neto.
Agora o senhor me diz que consertando meu rosto, minha vida melhorará. Eu nem saio mais de casa doutor. O senhor sabe o que é isso? Ter medo da própria sombra.
Vocês dizem que  podem fazer uma plástica e consertar meu rosto, a minha vida, então me responda doutor.
Vocês podem consertar minha alma?

Joakim Antonio


O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a ser observado em 15 de junho de cada ano, foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas(ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo da data, segundo a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, é "criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, além de, ao mesmo tempo, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal."



Um comentário:

  1. Olá Joakim
    Triste relato. A situação para o idoso no Brasil continua lamentável, se não bastasse a violência física, são tratados com violência pelas autoridades, que lhes negam uma aposentadoria digna para viverem.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

"Quando escrevo minhas idéias tornam-se a pena e minha alma a tinta, por isso quando você lê, você me sente."

Deixe-me saber o que você sente.

Obrigado por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...